Quando procurar um endocrinologista?
_________
A Endocrinologia é a especialidade da Medicina que estuda, diagnostica e trata doenças relacionadas às glândulas do corpo e aos hormônios que essas glândulas produzem. Hormônios são substâncias químicas que regulam diversas funções do organismo humano como: o metabolismo, a respiração, a circulação, o crescimento, a reprodução, dentre outros.
O endocrinologista também possui a formação em Metabologia que aborda as doenças que não estão necessariamente ligadas a determinadas glândulas e sim ao metabolismo como a obesidade e as dislipidemias (problemas de colesterol).
A seguir citaremos as principais glândulas do corpo e suas possíveis doenças:
Também conhecida como glândula supra-renal, é responsável pela produção: do cortisol, das catecolaminas, da aldosterona e dos andrógenos (hormônios masculinos). Problemas com essa glândula podem estar relacionadas com ao excesso da produção desses hormônios (Doença de Cushing, Feocromocitoma ou Hiperaldosteronismo), com a deficiência da produção dos hormônios (Doença de Addison, insuficiência adrenal) ou uma mistura de ambos como na Hiperplasia Adrenal Congênita em que ocorre a deficiência dos hormônios aldosterona e cortisol e o excesso de andrógenos.
É uma glândula situada na base do cérebro e muito ligada ao Sistema Nervoso Central. É dividida em duas partes. A adenohipófise ou hipófise anterior é responsável pela produção de hormônios que regulam a tireóide, a adrenal, o sistemas reprodutor, o metabolismo e o crescimento. Doenças nessas glândulas podem estar relacionadas a tumores secretores de hormônios como a Acromegalia ou Doença de Cushing ou deficiências desses hormônios que podem levar a problemas de crescimento nas crianças, atraso da puberdade ou infertilidade.
Já a neurohipófise, ou hipófise posterior, é responsável pela produção da ocitocina e do hormônio antidiurético. Dentre as doenças da neurohipófise estão o Diabetes Insípidus e a Síndrome de Secreção Inapropriada do Hormônio Diurético.
São as glândulas reprodutoras de mulheres e homens respectivamente e produzem os hormônios sexuais. Doenças relacionadas podem levar a problemas na puberdade (precoce ou atrasada), infertilidade, disfunção erétil ou distúrbios menstruais.
Localizada no abdome o pâncreas é muito conhecido por produzir a insulina, mas também produz os hormônios glucagon e somatostatina. A principal doença do pâncreas é o Diabetes, mas outras patologias como tumores ou excesso de produção de insulina também podem ocorrer nessa glândula.
São glândulas localizadas muito próximas à glândula tireoide e responsáveis pelo metabolismo ósseo.
Essa glândula possui o formato de uma borboleta e está localizada na parte anterior do pescoço. Produz o hormônio da tireoide, muito importante na regulação de diversas funções do corpo como: a pressão arterial, a temperatura corporal, o batimento cardíaco, o metabolismo além de ser essencial no crescimento e desenvolvimento cognitivo das crianças.
Quando a tireoide produz hormônio em excesso, a doença é chamada de hipertiroidismo. Já quando não produz hormônio tireoidiano de maneira adequada, a doença se chama hipotireoidismo.
Clínica CENDI Endocrinologia e Diabetes - Goiânia / GO - (62) 3096-7400 / (62) 9602-5884
Diretor Técnico: Dr. Nelson Rassi CREMEGO 3572
Copyright © 2023| Todos os direitos reservados - Wdias Designer